Com grande alegria e gratidão à comunidade maranhense, especialmente às famílias de São Domingos do Maranhão, foi inaugurada, na manhã de 20 de janeiro, a Escola Notre Dame Santa Júlia. Refletindo o espírito e o carisma da idealizadora e pioneira da Congregação das Irmãs de Notre Dame, que lhe empresta o nome, a nova unidade educativa irá contribuir para que as religiosas concretizem a missão de proclamar a bondade de Deus e Seu amor providente.
Fortalecendo a Rede de Educação Notre Dame, que passa a contar com oito instituições de ensino, sendo as demais localizadas no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Escola Santa Júlia foi celebrada por autoridades políticas e religiosas, além de Irmãs de Notre Dame e representantes da comunidade local, durante o ato inaugural.
Nele, a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação, Ir. Dirce Slaviero, destacou o compromisso Notre Dame com a formação integral dos educandos, que, ao longo de sua jornada acadêmica, são incentivados a desenvolverem-se não só cognitivamente, mas, também, nos âmbitos humano e espiritual. Além disso, elucidou quão representativa é, para as religiosas, a fundação da instituição assistencial. “Santa Júlia era uma mulher pobre, dedicada ao serviço dos que mais precisavam. Por isso, essa é uma forma de homenagear todas as Irmãs da Congregação que, ao longo desses 100 anos de presença no Brasil, sempre olharam com carinho e atenção para os mais humildes”, afirmou, frisando que, inicialmente, 65 crianças serão admitidas na Escola. Elas serão selecionadas por meio de processo de concessão de Bolsa de Estudo filantrópica, o qual obedece o disposto na Lei Complementar nº 187, de 16 de dezembro de 2021, e no Decreto nº 11.791, de 21 de novembro de 2023.