Institucional

A Rede de Educação Notre Dame realiza seu fazer pedagógico inspirada na precursora da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Santa Júlia Billiart. A francesa, que vislumbrou e, em 1804, concretizou a fundação de uma congregação religiosa cujo propósito era a educação integral de crianças e adolescentes, nasceu em Cuvilly, em 1751. Sua obra evangelizadora e educacional, no entanto, transcendeu sua vida, bem como os limites geográficos, administrativos, metodológicos e conceituais do seu tempo, e atualmente está presente em cinco continentes.

No Brasil, instalaram-se em 1923 as primeiras missionárias que viviam sob o carisma das Irmãs de Notre Dame. Hoje, cerca de 10mil crianças e adolescentes recebem, nas escolas da Rede de Educação Notre Dame, uma formação voltada a um mundo em constante transformação e desenvolvimento tecnológico. Para isso, as instituições de ensino mantidas no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo, além do Maranhão, comprometem-se em educar sem fronteiras, o que implica em estarem abertas ao novo e a antever esse novo, centradas no educando e na sociedade em que estão inseridos.

Inaugurada em 2025, para prover tal educação às crianças de São Domingos do Maranhão que mais necessitam, a Escola Notre Dame Santa Júlia é frequentada por 65 estudantes em idade pré-escolar, os quais foram selecionados por meio do Processo de Concessão de Bolsas de Estudo Filantrópicas da Rede de Educação Notre Dame. Amparada na Lei Complementar nº 187, de 16 de dezembro de 2021, e no Decreto nº 11.791, de 21 de novembro de 2023, a concessão do benefício dá-se mediante análise socioeconômica do grupo familiar de cada candidato.

  • Escola Notre Dame Santa Júlia